CETEP de Alagoinhas

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quarta-feira, 4 de julho de 2012

Continuação do Histórico sobre a Educação Profissional

(Terceira parte)

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL
No Brasil já vamos encontrar referências a educação profissional no Plano de Estudo do Padre Manoel da Nóbrega, na fase jesuítica da escolarização colonial. Tratava-se de algo que podemos caracterizar como um processo ainda embrionário de formação profissional pois além do mesmo ser realizado no próprio ambiente do trabalho, a 
 
(...) educação profissional (trabalho manual), sempre muito elementar diante das técnicas rudimentares de trabalho, era conseguida através do convívio, no ambiente de trabalho, quer de índios, negros ou mestiços que formavam a maioria da população colonial. (RIBEIRO, 1982, p.29)


Encontramos aí um aspecto da educação profissional que merece uma avaliação posterior: o lugar social de onde provêm os indivíduos que se submetem a este tipo de ensino e a posição que ocupam na sociedade após concluída tal etapa de estudos.

Outro registro de formação profissional no Brasil é encontrado no distante ano de 1874, “quando o presidente da província de Pernambuco (o equivalente hoje a governador) Henrique Pereira de Lucena obrigou os estabelecimentos fabris a se encarregarem do preparo do seu pessoal” (SILVA, 1999, p.15)

Já a RFFSA1 atribui ao Centro de Formação Profissional de Engenho de Dentro – ex-escola prática de aprendizes localizada no Rio de Janeiro – o pioneirismo da formação profissional no Brasil. A mesma foi criada pelo subdiretor da Locomoção da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil Engenheiro José Joaquim Silva Freire através de documento datado de 15 de fevereiro de 1906.

Em 1909 vamos encontrar “a criação da rede de escolas de aprendizes de ofícios (...) pelo então Presidente da República Nilo Peçanha.” (SILVA, op. cit., p.15)

As preocupações das empresas ferroviárias quanto à formação profissional traduziram-se em algumas ações importantes. Na década de 20 as principais ferrovias do Estado de São Paulo – São Paulo Railway, Estrada de Ferro Sorocabana, Companhia Paulista e Companhia Mogiana – passaram a enviar, cada uma, dois alunos por ano para frequentar um curso de mecânica prática, com duração de 4 anos, após o mesmo ter sido ampliado na Escola Profissional de Mecânica, anexa ao Liceu de Artes e Ofícios.

As ferrovias, por disporem de oficinas de reparação e manutenção de suas locomotivas e vagões necessitavam de mão-de-obra adequada para a fabricação e reparação de peças. Foi dentro desse contexto de necessidade que em 1930 foi criada a Escola Profissional de Sorocabana, na Estrada de Ferro Sorocabana, em São Paulo. Posteriormente foi criado o Centro Ferroviário de Ensino e Seleção Profissional (CFESP), como entidade central, mantida pelas empresas ferroviárias para prestar apoio a esta atividade. Foi tomando como base a experiência do CFESP que foi defendida a criação do serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI – como idêntica solução da formação profissional para a indústria brasileira.

1 A RFFSA (Rede Ferroviária Federal SA) era uma Empresa de Economia Mista integrante da Administração Indireta do Governo Federal, destinada ao transporte ferroviário. Teve sua constituição autorizada pela Lei nº. 3.115, de março de 1957, e aprovados os seus Estatutos pelos Decretos ns. 42.380 e 42.381 de 30 de setembro de 1957, data que passou a ser considerada como de sua fundação. Foi privatizada no período de 1996 a 1998 e dissolvida no ano de 1999 mediante o estabelecido no Decreto nº 3.277, de 7 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 4.109, de 30 de janeiro de 2002, pelo Decreto nº 4.839, de 12 de setembro de 2003, e pelo Decreto nº 5.103, de 11 de junho de 2004. 

REFERÊNCIAS

RIBEIRO, Maria Luísa Santos. História da Educação Brasileira: a organização escolar. São Paulo: Moraes, 1982.

SILVA, Uaci Edvaldo Matias da. O Senai. Brasília: SENAI/DN, 1999.

                                                                               (Texto produzido por Sydney Lima Silva)
(Fim da terceira parte. Continua nos próximos episódios)
 

2 comentários:

  1. Olá Sidiney!!!
    Bem interessante o trabalho que é realizado aí no cetep. Acredito que é um trabalho que faz a diferença na sociedade Alagoinhese.
    Abraços,
    Andréa

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    Respostas
    1. Obrigado, Andréa.

      Trabalhar com Educação Profissional é sempre gratificante.

      SYDNEY

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