CETEP de Alagoinhas

CETEP de Alagoinhas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Eixos Tecnológicos





Eixo Tecnológico é um mecanismo de caracterização, definido pelo MEC, resultante do agrupamento de cursos técnicos conforme suas características científicas e tecnológicas. Como resultado deste agrupamento foram definidos 12 Eixos Tecnológicos que somam ao todo 185 possibilidades de oferta de Cursos Técnicos. Publicados no CNCT (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos), os Eixos Tecnológicos e Cursos apresentam denominações que deverão ser adotadas nacionalmente para cada perfil de formação.

Pode ser entendido também como a linha central de estruturação de um curso, definida por uma matriz tecnológica, que dá a direção para o seu projeto pedagógico e que perpassa transversalmente a organização curricular do curso, dando-lhe identidade e sustentáculo. Trata-se de uma nova proposta de organização da educação profissional e tecnológica, em substituição às 21 áreas profissionais anteriores.
A legislação pertinente sobre os Eixos Tecnológicos e o CNCT é a seguinte: Portaria MEC nº 870, de 16/07/2008; Resolução CNE/CEB nº 03/2008, de 09/07/2008; e, Parecer CNE/CEB nº 11/2008, de 12/06/2008.

3 comentários:

  1. Qual a importância dos eixos tecnológicos na construção dos cursos? E o que possibilita?

    ResponderExcluir
  2. Qual a importância dos eixos tecnológicos na construção dos cursos? E o que possibilita?

    ResponderExcluir