CETEP de Alagoinhas

CETEP de Alagoinhas

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cursos



O CETEP de Alagoinhas é um Centro Territorial de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (antigo Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito), situado na cidade de Alagoinhas-BA, à rua Maria Feijó, 13, integrante da Rede Estadual Pública de Ensino e oferece Cursos Técnicos nas seguintes modalidades:
  1. EPI (Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio): são cursos com duração atual de 4 anos letivos, oferecidos nos turnos matutino e/ou vespertino para o estudante que já tenha concluído o ensino fundamental. Nestes cursos o aluno estuda todas as disciplinas do Ensino Médio, acrescidas das disciplinas da Formação Técnica Específica. Os concluintes têm direito à comprovação de conclusão do ensino médio e ao Diploma de Técnico;
  2. PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos): são cursos também integrados ao ensino médio, porém com alguns diferenciais. É oferecido no turno noturno, em 5 semestres letivos (dois anos e meio), sendo destinado a estudantes com faixa etária a partir de 18 anos. Nestes cursos o aluno estuda as disciplinas do Ensino Médio, na formatação da EJA (Educação de Jovens e Adultos), acrescidas das disciplinas da Formação Técnica Específica. Os concluintes também têm direito à comprovação de conclusão do ensino médio e ao Diploma de Técnico;
  3. PROSUB são os cursos subsequentes ao Ensino Médio, com duração atual de 4 semestres letivos (dois anos), podendo ser oferecidos nos turnos matutino, vespertino e/ou noturno, para os estudantes que já tenham concluído o Ensino Médio. São chamados também de Cursos Pós Médio. Nestes cursos o aluno estuda as disciplinas da Formação Técnica Específica, acrescidas de disciplinas de Formação Técnica Geral. Os concluintes têm direito ao Diploma de Técnico.
CURSOS ATUAIS OFERECIDOS PELO CETEP
  1. Técnico em Informática (EPI – matutino e vespertino)
  2. Técnico em Informática (PROEJA – noturno)
  3. Técnico em Enfermagem (EPI – matutino e vespertino)
  4. Técnico em Enfermagem (PROSUB – vespertino e noturno)
  5. Técnico em Meio Ambiente (EPI – matutino e vespertino)
  6. Técnico em Segurança do Trabalho (PROSUB – matutino, vespertino e noturno)
  7. Técnico em Nutrição e Dietética (EPI – matutino e vespertino)
  8. Técnico em Nutrição e Dietética (PROEJA – noturno)
  9. Técnico em Análises Clínicas (EPI – matutino e vespertino)
  10. Técnico em Análises Clínicas (PROEJA - noturno)
  11. Técnico em Comércio (PROEJA -noturno)
  12. Técnico em Edificações (EPI – matutino e vespertino)
  13. Técnico em Desenho de Construção Civil (PROEJA – noturno)
  14. Técnico em Hospedagem (PROEJA – noturno).
ATIVIDADES TÍPICAS DO PROFISSIONAL FORMADO
1 e 2 - Técnico em Informática:
Desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimentos de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de software, mantendo registro que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Instala computadores em redes. Executa manutenção de programas de computadores implantados. Realiza manutenção de computadores e periféricos.
3 e 4 - Técnico em Enfermagem:
Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde doença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.
5 - Técnico em Meio Ambiente:
Coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.
6 - Técnico em Segurança do Trabalho:
Atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Orienta o uso de EPI e EPC. Coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho. Executa o PPRA. Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.
7 e 8 - Técnico em Nutrição e Dietética:
Acompanha e orienta as atividades de controle de qualidade – higiênico-sanitárias – em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Acompanha e orienta os procedimentos culinários de preparo de refeições e alimentos. Coordena a execução das atividades de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Realiza a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional. Avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista. Participa de programas de educação alimentar.
9 e 10 - Técnico em Análises Clínicas:
Auxilia e executa atividades padronizadas de laboratório – automatizadas ou técnicas clássicas – necessárias ao diagnóstico, nas áreas de parasitologia, microbiologia médica, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular e urinálise. Colabora, compondo equipes multidisciplinares, na investigação e implantação de novas tecnologias biomédicas relacionadas às análises clínicas. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta de resultados.
11 - Técnico em Comércio:
Aplica métodos de comercialização de bens e serviços, visando à competitividade no mercado e atendendo as diretrizes organizacionais. Comunica previsões e demandas aos fornecedores. Efetua controle quantitativo e qualitativo de produtos e procede a sua armazenagem no estabelecimento comercial. Operacionaliza planos de marketing e comunicação, logística, recursos humanos e comercialização.
12 - Técnico em Edificações:
Desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.
13 - Técnico em Desenho de Construção Civil:
Elabora e interpreta desenho de projetos na área de construção civil. Desenha projetos de construções prediais, de estradas, de arquitetura e de saneamento. Elabora desenhos de projetos estruturais, instalações hidráulicas, elétricas, gás, ar condicionado, incêndio, redes de esgoto, águas pluviais e abastecimento de água. Confecciona maquetes.
14 - Técnico em Hospedagem:
Atua na recepção e governança em meios de hospedagem. Executa atividades operacionais de recepção e atendimento a clientes, serviços de andares, comercialização e marketing de produtos turísticos, além da realização de reservas. Orientando suas ações pelos critérios de qualidade na prestação de serviços, presta suporte ao hóspede durante sua estada, valorizando as características culturais, históricas e ambientais do local de sua atuação.

Um comentário: